Inicial / Brasil / Cresce a venda de vaga-lumes para substituir lâmpadas

Cresce a venda de vaga-lumes para substituir lâmpadas

A alta da tarifa de energia que chegou à 50% na região sul do país fez crescer o cultivo de vaga-lumes para serem comercializados como substitutos das lâmpadas. Baratos e sem consumir energia elétrica a alternativa começa a ganhar cada dia mais adeptos de trocar as tradicionais lâmpadas pelos insetos que tem luz no bumbum. Existem diversos produtores que já abandonaram a apicultura para se dedicar a vagalumecultura, para eles o negócio é muito mais rendável já que os vaga-lumes são de fácil criação e como não atacam os criadores não é preciso gastar com roupas especiais de proteção (como é o caso das abelhas).

Apesar de estar sobre-carregada o setor energético teme que a substituição de lâmpada por vaga-lumes crie uma desaceleração do setor, o que resultaria em prejuízos e até mesmo novo aumento das tarifas de energia. Outro setor bastante preocupado com isso é o governo, a industria tradicional de iluminação gera muito mais em impostos do que o setor agropecuário e por isso também teme que haja a necessidade de re-ajustar as tarifas do setor para compensar as perdas.

Nos bastidores da política já existe o boato do governo estudar a regulamentação do setor de comercio de vaga-lumes, seria um pedido do Ministro da Fazenda Levy Fidélix que teme que o comercio se torne informal e consequentemente sem arrecadação nenhuma de impostos para o governo. Além de tudo isso setores de proteção animal já estão analisando criar boicotes ao projeto uma vez que julgam ser cruel a criação de animais com finalidade de iluminação.

Sobre Redação

Veja também

dízimo

Pastor vai à casa espirita e faz macumbaria contra fiel com dízimo atrasado

Tentando cobrar o dízimo atrasado de mais de um ano de um fiel da sua …

Deixe uma resposta