Inicial / Brasil / Ateus querem que o estado do Espirito Santo mude de nome

Ateus querem que o estado do Espirito Santo mude de nome

Foi encaminhado ao ministério público durante esta manhã uma representação dirigida pela ATELHA (Associação de Atelhos e Atelhas) que exige a mudança de nome do estado Espirito Santo. Os ateus acreditam que este nome que vem de origem cristã fere a nossa constituição, uma vez que ela garante que o estado tem que ser laico. Segundo eles, nenhum estado do Brasil pode ter um nome ligado a religião uma vez que vivem no estado  pessoas de todas as religiões e também alguns poucos ateus. Não existe lei no país que regulamente a troca de nomes dos estados, apenas através de um plebiscito. Essa opção já foi rejeitada por Daniel Sacomaior (presidente da ATELHA) pois o mesmo acredita que pelo fato da maioria dos cidadãos do ES serem cristãos o plebiscito não traria resultado positivo, e que isso é uma decisão que compete apenas à justiça decidir.

Sacomaior nos concedeu uma breve entrevista aonde explicou por que encaminhou esta denuncia ao M.P.:

“O Brasil é um país laico, isso é a nossa lei, e isso deve ser respeitado. Vejo como um total desrespeito um estado ter nome de divindade de alguma religião. Vale lembrar que enquanto existe um estado chamado Espirito Santo não existe nenhum chamado Charles Darwin ou qualquer outro com ligação ao ateísmo. Somos uma minoria e pagamos esse preço constantemente em nossas vidas. Felizmente a lei é clara e sei que vai estar do nosso lado. Estou confiante que a justiça será feita, será uma grande vitória para nós. Vitória/ES (risos)”

Caso o Ministério Público venham a aceitar o pedido seria um julgamento inédito no país. Nunca houve julgamento para exigir troca de nome de estado por nenhuma circunstancia. Vale lembrar que no último natal várias paredes de espaços públicos no ES amanheceram pichadas com caricaturas que lembram o rosto de Charles Darwin (considerado por muitos como o Deus da religião ateísta); a ATELHA nega qualquer envolvimento com este ato e disse que repudia este tipo de manifestação criminosa.

pixachao
Prefeitura de Vitória que amanheceu com seus muros pichados

Será que os ateus irão conseguir o fato histórico de mudar o nome de um estado só por ter ligação com o Cristianismo?

Sobre Redação

Veja também

dízimo

Pastor vai à casa espirita e faz macumbaria contra fiel com dízimo atrasado

Tentando cobrar o dízimo atrasado de mais de um ano de um fiel da sua …

Deixe uma resposta