Inicial / Destaque / EUA autoriza produção de carne usando animais domésticos

EUA autoriza produção de carne usando animais domésticos

EUA autoriza produção de carne usando animais domésticos

EUA autoriza produção de carne usando animais domésticos
EUA autoriza produção de carne usando animais domésticos

Agora é lei: com exceção de animais que correm risco de extinção, todos os demais animais podem ser usados na produção de carne, inclusive animais domésticos como cães e gatos. A nova lei apenas exigirá dos produtores que as carnes sejam devidamente classificadas, ou seja, quem decidir comercializar carne de cachorro terá que faze-lo com a devida identificação na embalagem “carne de origem canina”. Especialistas acreditam que o forte sentimento afetivo criado com animais domésticos irá dificultar a procura destes produtos, mas ressaltam que em alimentos preparados com esse tipo de carne deverão ter uma boa vendagem, uma vez que neste caso não é obrigatório a identificação da origem da carne, apenas é obrigatório quando a carne é vendida crua.

Devido as falhas na criação da lei, órgãos de defesa do consumidor estão preocupados com suas consequências, acredita-se este tipo de carne será usado largamente em alimentos preparadas com carne, como hamburguês uma vez que seu preço será muito inferior ao da carne bovina e a empresa não será obrigada a identificar a origem da carne, apenas se questionada pelo consumidor no ato da compra. Também é comum entre os especialistas consultados que agora será legal fazer misturar com carnes, ou seja, não será mais ilegal vender produtos de origem de carne bovina e de cachorro, por exemplo.

Outro fato importante é que nos EUA os animais encontrados sem proprietários nas ruas (independente de abandonados ou apenas perdidos) podem ser capturados por qualquer pessoa, dessa forma, acredita-se que com a nova legislação empresas do ramo de alimentos irão recorrer a estes animais e sacrifica-los para produção de carne, uma vez que será muito mais barato do que criar animais específicos para o abate. Se não houver mudanças, qualquer cidadão americano que venha a perder seu animal e o mesmo for encontrado na rua poderá ter que se conformar que o mesmo virará alimento.

A nova legislação já está causando protestos dentro e fora dos EUA, dentro do país está sendo organizado um grande protesto em frente ao congresso americano na tentativa de haver mudanças, de qualquer forma dificilmente a nova lei será cancelada uma vez que já foi aprovada pela congresso e sancionada pelo presidente John Kennedy.

Sobre Redação

Veja também

lula notícia jornal

Vaticano estuda canonizar Lula ainda em vida

Lula está perto de ser chamado de Santo Lula da Silva, pelo menos é a …

Deixe uma resposta