Inicial / Economia / Empregados terão que pagar 13º e férias para seus patrões

Empregados terão que pagar 13º e férias para seus patrões

O décimo terceiro salário e as férias remuneradas, garantias aos trabalhadores brasileiros determinadas na CLT, também passarão a se estender aos empresários. A nova lei que ficou conhecida como “Carteira de Trabalho do Empresário” é um importante avanço pela igualdade de direitos. Os benefícios pagos ao patrão virão dos funcionários da própria empresa que ele administra, ou seja, agora os patrões que já eram obrigadas a pagar os valores aos empregados também receberão as quantias através de recolhimento dos valores diretamente de seus funcionários.

A lei vem a atender uma reclamação antiga dos empresários que se sentiam inferiorizados perante seus funcionários uma vez que acumulavam diversos deveres e poucas direitos. Com a nova legislação o funcionário continua recebendo normalmente seus direitos, porém passa também a pagar os novos direitos ao seu patrão. Por exemplo, um empresário cuja arrecadação liquida mensal seja de R$ 100mil reais terá direito a um décimo terceiro salário no mesmo valor, o montante será levantado dividido o total de forma igualitária com todos os funcionários. A medida aproxima direitos e deveres de ambas as partes, uma vez que ambas ficam cobertas pela mesma legislação.

A proteção que já acompanha funcionários agora também se estende aos chefes, o que lhes garante que em caso de não recebimento dos valores os mesmo sejam contestados na justiça do trabalho, garantindo de forma ágil a proteção necessária aos empresários em caso de abusos e opressões por parte dos seus empregados. Na prática, a nova lei é péssima para os funcionários que irão perder em média dois à quatro meses de trabalho por ano para pagar os direitos aos seus patrões, ainda assim especialistas analisam que a medida é um avanço para o país uma vez que iguala empresários e funcionários tornando o Brasil um pouco mais igualitário e reduz a discriminação entre as pessoas.

Sobre Lucas Brugneroto

Lucas Brugneroto é correspondente internacional no Brasil para o Jornal Internacional e para a TV Azteta do México. Com visão política bem definida, votou em Dilma no primeiro turno, Aécio no segundo turno e Michel Temer no terceiro turno das eleições presidenciais de 2014. É a indicação pessoal do Senador Renan Calheiros para assumir uma vaga como jornalista de nosso site.

Veja também

Se o dólar continuar subindo jornada semanal terá que aumentar

As tradicionais 44 horas semanais de jornada de trabalho parecem estar ameaçadas devido ao aumento …

Deixe uma resposta